Quem Somos

A NoFront

Desde a sua criação, em maio de 2018, a NoFront vem realizando cursos de educação financeira em diferentes cidades do país. A iniciativa busca, através da educação financeira, superar as dificuldades que grande parte da população brasileira enfrenta para equilibrar o seu orçamento e amortizar os efeitos da desigualdade econômica e insegurança financeira que historicamente atinge grande parcela dessa população.

Para minimizar as objeções que o público possa apresentar e buscando aproximá-lo das lógicas econômicas e financeiras, a NoFront inova na sua metodologia de trabalho, que privilegia a utilização da discografia dos Racionais MCs para refletir questões como consumo, ostentação e perspectivas para o futuro, visto que através das músicas, o grupo consegue abordar conceitos econômicos partindo do olhar de quem, assim como o público, vive os efeitos das transformações políticas econômicas no seu dia a dia.

Sobre o método de educação popular, a economista Gabriela Mendes comenta: “a ideia é que o aluno do curso, em posse das informações, saiba tomar suas próprias decisões em relação ao dinheiro, como por exemplo, escolher a melhor aplicação sem alguém dizendo o que deve ser feito”.

Ampliar o acesso

Além das dezenas de turmas presenciais que capacitaram cerca de 500 pessoas para gerir melhor suas finanças pessoais, a NoFront ainda participa de palestras e eventos coletivos de grande alcance e voltados aos setores da população brasileira com maior dificuldade de ascensão econômica. Dentre tais iniciativas está o Curso de Planejamento Financeiro realizado, em janeiro de 2019, no Aparelha Luzia, espaço de convivência de artistas e ativistas negros.

NoFront hoje

Atualmente, a NoFront se prepara para mais uma grande empreitada. Buscando inovar e ampliar ainda mais o acesso à educação financeira, a NoFront derrubou as barreiras geográficas disponibilizando seu curso, juntamente com seu método exclusivo de educação financeira, em uma plataforma digital. Transformar a Nofront em uma plataforma digital, no modelo marketplace, para acessar mecanismos de formação de redes com o público e possíveis parceiros para gerar ainda mais valor e impacto social na vida dos brasileiros que desejam obter conhecimento financeiro independente da sua localização geográfica.

Quem faz

Hoje a equipe NoFront é formada pela sua fundadora, a educadora financeira e economista Gabriela Mendes, seu sócio e planejador financeiro, Rodrigo Dias e a assessora Beatriz Mendes.


Economista formada pela PUC-SP, mestranda em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC. Fundadora e CEO da NoFront - Empoderamento Financeiro. Também é pesquisadora do NEPAFRO - Núcleo de Estudos Afro - Americanos nas áreas de gênero, raça e trabalho.



Cientista da Computação pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduado em Arquitetura de Soluções e MBA em Neurobusiness pela Fundação Getúlio Vargas. É apaixonado pela transformação a partir da educação financeira e empoderamento econômico, formou-se como Planejador Financeiro e é sócio da NoFront - Empoderamento Financeiro.